Primeira solução náutica autónoma e totalmente autossustentável é portuguesa e está no Porto de Lisboa
A Marina de Lisboa acolhe, na Doca de Santo Amaro, a primeira solução totalmente autossustentável no mundo para embarcações de recreio. É uma criação portuguesa para embarcações de recreio e combina uma lancha elétrica e uma doca de carga solar dedicada e móvel.
O Conjunto Solar Faro5 Wood conquistou o primeiro lugar nos Gussies Awards 2022, os únicos prémios internacionais dedicados a embarcações elétricas. Um júri de 19 peritos reconheceram esta solução como a melhor da sua classe, na categoria abaixo dos 8 metros, entre mais de 100 embarcações a concurso.
Num manifesto reconhecimento pela tecnologia inovadora e sustentável, cuja solução reúne o esforço para usar materiais e práticas sustentáveis, bem como soluções autossustentáveis, António Caracol, vogal do conselho de Administração do Porto de Lisboa presidiu à cerimónia de entrega de placa comemorativa da APL aos proprietários e criadores deste projeto.
Com este gesto simbólico a APL reforça a aposta nas boas práticas ambientais, depois de ter avançado em direção à transição energética da náutica de recreio, ao ter reservado na Doca de Santo Amaro um lugar exclusivamente para embarcações elétricas.
Inovação tecnológica portuguesa
Desenhado e construído pela Faroboats, startup portuguesa, este conjunto combina a elegância da lancha Faro5 com uma doca de carga solar dedicada, a Powerdock®, que recarrega esta embarcação elétrica, protege-a dos elementos e eleva o casco, mantendo-o a seco e livre de vegetativos.
O Faro5 Wood é uma lancha elétrica de 5 metros, com 5 lugares, que combina elegância, design moderno, propriedades e materiais excecionais amigos do planeta. Tem uma autonomia máxima de 8 horas em velocidade de cruzeiro (6 nós), com velocidades máximas entre os 12 e os 24 nós, dependendo do motor instalado.
A Powerdock® é uma doca flutuante e autónoma, dotada de 16 painéis solares que carregam as suas baterias internas em apenas um dia de sol. Pode ser amarrada ou fundeada em qualquer local, independentemente da existência de infraestrutura ou rede elétrica, e consegue recarregar um Faro5 em apenas 3 horas.
O painel central da Powerdock é móvel, acionado por um comando remoto. Na posição de aberto, facilita o embarque e desembarque do piloto e passageiros. Quando fechado, não só protege a embarcação do sol, como maximiza o rendimento de todos os painéis solares. Equipada com uma AirDock de fabrico americano, a Powerdock eleva o casco do Faro5 em apenas 30 segundos, mantendo-o acima da água, limpo e seco. Os planos da empresa a médio e longo prazo incluem a produção de docas de carregamento solar e eólico para quaisquer barcos elétricos ou híbridos até 12 metros.