Queijadas de Sintra, Fofos de Belas e Nozes de Cascais nas 7 Maravilhas Doces de Portugal
Estão já escolhidos os 140 finalistas do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, correspondendo a sete por cada distrito. Lisboa será representado pelos Fofos de Belas, Queijadas de Sintra, Areias e Nozes de Cascais, Marmelada Branca de Odivelas, Pastéis de Nata e pelo Pudim de Abade (Lisboa)
O Painel de Especialistas votou segunda vez para identificar os 140 doces nomeados que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal®. Agora esta lista foi reduzida a 7 doces por distrito e região autónoma, uma lista final de 140 doces que avançam para votação do público. Este Painel de Especialistas é constituído por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas. Recorde-se que a organização recebeu 907 candidaturas, num envolvimento sem precedentes de todo o país.
"Se existisse uma pastelaria ou confeitaria em Portugal dedicada a confecionar a doçaria portuguesa mais representativa, de maior qualidade e com os sabores que fazem as nossas memórias ou que inovam com produtos da terra, seriam estes 140 doces que encontraríamos nas suas montras", assegura Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas. "Esta lista e esta eleição permitem valorizar e destacar não só a pastelaria nacional, como as profissões a ela associada. Por isso vamos inclusive desafiar os candidatos à profissão de pasteleiro a criar um doce, com 7 camadas, os 7 sabores mais representativos do nosso país, de forma a estimular a criatividade e o gosto dos jovens cozinheiros por esta área, cada vez mais criativa e desafiante em Portugal. Vai ser um concurso dentro do concurso, em parceria com o Turismo de Portugal, em que esta lista de 140 doces serve de inspiração aos jovens pasteleiros", acrescenta.
Estes 140 doces vão ser votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.
Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.
Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.
A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.
O Conselho Científico é um órgão constituído para apoiar a Organização do Concurso na elaboração do regulamento, na verificação das candidaturas e nas tomadas de decisão, tendo o objetivo de libertar a Organização de quaisquer tomadas de posição face aos candidatos a concurso, assegurando por isso, a máxima idoneidade, independência e equidistância do processo. As 7 Maravilhas Doces de Portugal® contam com os seguintes membros no Conselho Científico:
ACPP - Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal;
AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal;
APN - Associação Portuguesa de Nutrição;
FPCG - Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas;
Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural;
RIPTUR - Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo;
Turismo de Portugal - Escolas.
O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
A RTP é a Televisão Oficial.
Os Ovos MATINADOS e os cafés SICAL são Patrocinadores Oficiais.
Os automóveis MITSUBISHI MOTORS são o Carro Oficial do projeto.
Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC.
Sobre as 7 Maravilhas®
A eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal® é a oitava edição realizada desde 2007, com concursos que têm por tema os grandes valores da Identidade Nacional:
7 Maravilhas de Portugal® (Património Histórico), em 2007
7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo® (Património Histórico), em 2009
7 Maravilhas Naturais de Portugal®, em 2010
7 Maravilhas da Gastronomia®, em 2011
7 Maravilhas® - Praias de Portugal, em 2012
7 Maravilhas de Portugal® - Aldeias, em 2017
7 Maravilhas à Mesa®, em 2018