Recolher obrigatório a partir das 13 horas volta sábado e domingo

07-01-2021

O primeiro-ministro António Costa anunciou ao início da tarde, em conferência de imprensa, após a reunião de Conselho de Ministros, que, no próximo fim de semana, em todos os municípios "que registem mais de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, será proibida a circulação entre concelhos e proibida a circulação na via pública a partir das 13 horas".

A maioria dos concelhos do continente português, com exceção de 25, vai ter, no próximo fim de semana, proibição de circulação entre municípios e recolher obrigatório entre as 13 e as 05 horas.

O Governo decidiu "estender as regras atualmente em vigor" no combate à pandemia no território continental, no âmbito do novo estado de emergência, determinando ainda uma "medida cautelar" no próximo fim de semana para os concelhos com maior risco.

O primeiro-ministro explicou que essa medida inclui a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório a partir das 13:00 e até às 05:00 do dia seguinte durante o próximo fim de semana, medidas que se aplicam nos concelhos com mais de 240 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes.

"Só não se aplicam em 25 concelhos, em que o número de novos casos é inferior a 240", revelou António Costa.Assim, só 25 concelhos do país ficarão de fora destas restrições:

  1. Alcoutim
  2. Aljezur
  3. Almeida
  4. Arronches
  5. Barrancos
  6. Carrazeda de Ansiães
  7. Castanheira de Pêra
  8. Castelo de Vide
  9. Coruche
  10. Ferreira do Alentejo
  11. Freixo de Espada à Cinta
  12. Lagoa
  13. Manteigas
  14. Monchique
  15. Odemira
  16. Pampilhosa da Serra
  17. Proença-a-Nova
  18. Resende
  19. Santiago do Cacém
  20. Sardoal
  21. Sernancelhe
  22. Sines
  23. Torre de Moncorvo
  24. Vila de Rei
  25. Vila do Bispo
O primeiro-ministro admitiu que na próxima semana o Governo poderá tomar medidas mais restritivas para fazer face ao aumento de contágios e adiantou que vai proceder à audição dos partidos e dos parceiros sociais.

António Costa falava no final do Conselho de Ministros, em conferência de imprensa, salientando que essas medidas mais restritivas contra a covid-19 poderão já entrar em vigor no próximo dia 12.

O líder do executivo referiu que os números referentes novos contágios verificados na quarta-feira e hoje rondam os dez mil, "o que indicia um agravamento da situação epidemiológica" no país.

António Costa admitiu também que as medidas apresentadas hoje deverão ser estendidas "ao resto da semana" e, recordando que ainda irá ouvir os parceiros sociais e os partidos políticos, revelou que "há um grande consenso entre técnicos e especialistas" no sentido de não se interromper a atividade letiva. 

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 95 mortes relacionadas com a covid-19 e 9927 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o relatório diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).