Suzuki Jimny: É pequeno, divertido, mas muito competente

07-08-2019

A marca define-o como 'o único 4x4, pequeno, ligeiro e sem igual'. Vinte anos após o lançamento da terceira geração, o Suzuki Jimny renasce com os mesmos pergaminhos de sempre, mas agora recheado de modernidade e tecnologia.

Sem limites. É o mínimo que se pode dizer quando levamos o novo Jimny para maus caminhos. Seja em areia, lama, pedra ou em declives acentuados, o pequeno 4x4 da Suzuki comporta-se como um verdadeiro jipe. Salvaguardando o facto de estarmos perante um modelo pequeno e ligeiro, equipado com motor a gasolina 1.5 de 102 cv, não comparável a outras gamas de maior porte, o pequeno nipónico é capaz de trepar e chegar a todo o lado, assumindo o todo-o-terreno como vocação principal, sem contudo descurar competências estradistas e, sobretudo, citadinas.

Voltando à sua principal característica, a apetência off-road, o amplo ângulo de ataque de 37 graus, 49 graus para a saída e um ângulo central de 28 graus permitem ultrapassar obstáculos e declives sem danificar a estrutura inferior do carro.

Por outro lado, as suspensões de eixo rígido com mola helicoidal são ajustadas para a prática de todo-o-terreno turístico, complementadas com um novo amortecedor de direção que minimiza a vibração ao volante tonando a condução mais segura, precisa e confortável.

Mas é o o sistema 4WD Allgrip Pro desenvolvido pela Suzuki que faz toda a diferença e assume a elevada competência do Jimny na condução fora de estrada:

O Jimny possui um sistema 4WD com redutoras que permite com facilidade a passagem entre os modos 2H (2WD), a 4H (4WD- alta) e 4L (4WD- baixa) graças a uma alavanca ligada diretamente ao sistema de tração. Comparado ao modo 4H, o modo 4L pode transferir mais binário para as rodas para uma melhor tração em declives íngremes e terrenos irregulares.

Quando duas rodas perdem a tração na diagonal, o controle de tração SLD do Jimny automaticamente aplica travão para redistribuir o binário às outras rodas e permitir que o veículo recupere a tração. Este sistema permite ao Jimny sair de superfícies escorregadias e estradas acidentadas".

E se em termos mecânicos a marca fez tudo para dotar o pequeno jipe do que é mais eficaz para a condução fora de estrada, no que toca aos sistemas de ajuda à condução há uma complementaridade com equipamentos vocacionados para facilitar a condução em cidade. Falamos do Suzuki Safety Support, tecnologia que integra vários itens de segurança, como o Dual Sensor Brake Support (DSBS), que previne colisões com o veículo da frente, atropelamento de peões ou animais, o alerta de mudança de faixa de rodagem, luzes máximas automáticas, reconhecimento de sinais de trânsito, ajuda ao estacionamento, entre muitos outros.

Um ecrã tátil de 7'' assegura as já habituais funções multimédia e o sistema de navegação e não faltam os comandos no volante e o ar condicionado automático.

O interior é simples, como convém num carro com estas características, mas muito funcional. O espaço não é muito, em especial nos bancos traseiros e a bagageira é limitada a 85 litros, o que dá apenas para as compras do dia ou para o saco da merenda. Isto, muito embora o ideal seja a utilização apenas dos lugares dianteiros, sobrando assim 377 litros para a bagagem. Aqui, refira-se que o interior da bagageira é forrado com material lavável, o que permite o transporte de materiais desportivos molhados ou sujos, por exemplo.

Quanto ao exterior, preferimos remeter o leitor para as imagens, chamando apenas a atenção para o design simples mas ousado (que lembra o estilo TT de outras marcas) e para a possibilidade de combinação de várias cores na carroçaria.

Os preços começam nos 21.075€. A versão Mode 3, que integra todo este nível de equipamento, tem um preço na casa dos 24.811€.

Paulo Parracho

Saiba mais sobre este modelo: