Toyota Yaris WRC de Evans vence o Rali de Portugal

24-05-2021

Elfyn Evans, aos comandos do Yaris WRC, venceu o rali de Portugal. Sébastien Ogier terminou em terceiro lugar e continua a liderar o campeonato de pilotos - dois pontos à frente de Evans - enquanto a equipa aumentou a sua liderança na classificação dos fabricantes. 

A TOYOTA GAZOO Racing celebra, em Portugal, a sua terceira vitória, bem como o terceiro duplo pódio da época de 2021, num evento memorável para a Toyota e para os portugueses.

Resumo da Prova:

Após o shakedown, em que Elfyn Evans foi o mais rápido, e a cerimónia de arranque em Coimbra, o rali começou, na sexta-feira 21 de maio, com dupla passagem pelas especiais de Lousã, Góis e Arganil, seguido de uma nova classificativa em Mortágua e visita, ao fim da tarde, ao circuito de ralicross de Lousada.

Após um primeiro dia desafinante, foi precisamente o galês Evans o piloto Toyota mais rápido, terminando em segundo da geral (a apenas seis segundos da liderança). Takamoto Katsuta, Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä preencheram as posições quatro a seis da classificação geral.

No sábado, o dia mais longo da prova, com 165,16 quilómetros competitivos pela Serra da Cabreira, Elfyn Evans e o co-piloto Scott Martin viram o seu desempenho, consistente, recompensado com a liderança no sábado à tarde. Com a desistência do primeiro classificado, na etapa mais longa do fim-de-semana, Evans passou para a liderança, com 10,7 segundos de vantagem.

Lutando contra a desvantagem de arrancar em primeiro na estrada, nas especiais de sexta-feira, Sébastien Ogier subiu para o terceiro lugar da geral, 1,5 segundos à frente de Takamoto Katsuta, do Programa de Desafio do TOYOTA GAZOO Racing, depois de ambos os pilotos terem trocado de lugar ao longo do dia.

Kalle Rovanperä estava em sexto lugar antes de SS14, a qual não disputou por razões técnicas. Foi obrigado a voltar à base em Matosinhos, onde a equipa preparou o Yaris WRC para um reinício no domingo.

No domingo, derradeiro dia de prova, apesar da curta vantagem de Elfyn Evans no início das cinco especiais do dia, logo na primeira especial, Evans foi 8,9 segundos mais rápido do que qualquer outro, quase duplicando a sua margem para o segundo classificado. Carimbou ainda mais duas vitórias em especiais durante a manhã - elevando para seis o seu resultado do fim-de-semana - selando a vitória final com uma vantagem de 28,3 segundos. É a quarta vitória da sua carreira no mundial de ralis da FIA e a terceira desde que se juntou à equipa TOYOTA GAZOO Racing, no início de 2020. Destaque também para o Engenheiro de Elfyn Evans, o português Rui Francisco Soares e a toda a equipa de mecânicos que prepararam os Yaris WRC para a competição.

Ogier e o co-condutor Julien Ingrassia terminaram em terceiro lugar da geral. O sete vezes campeão do mundo poupou os seus pneus para a fase final do rali, tentando assim assegurar o maior número de pontos possível. Fixou o terceiro melhor tempo, dando-lhe três pontos de bónus e a sua vantagem de dois pontos na classificação sobre Evans, que foi o quinto mais rápido na mesma especial, em que selou a vitória final.

Ao terminar num notável quarto lugar após um fim-de-semana rápido e consistente, Takamoto Katsuta reivindicou o melhor resultado da sua carreira até à data, conduzindo um Yaris WRC como parte do programa de desafio da TOYOTA GAZOO Racing WRC.

Kalle Rovanperä reiniciou no domingo de manhã, aproveitando a oportunidade para adquirir mais conhecimento e alcançar o quarto melhor tempo na power stage.

Classificação final do Rali de Portugal (Domingo - para mais informação: www.wrc.com)

1 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) 3h38m26.2s

2 Dani Sordo/Borja Rozada (Hyundai i20 Coupe WRC) +28.3s

3 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) +1m23.6s

4 Takamoto Katsuta/Dan Barritt (Toyota Yaris WRC) +2m28.4s

5 Gus Greensmith/Chris Patterson (Ford Fiesta WRC) +4m52.7s

6 Adrien Fourmaux/Renaud Jamoul (Ford Fiesta WRC) +5m03.4s

7 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Volkswagen Polo GTI R5) +9m37.2s

8 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta Rally2) +11m20.0s

9 Mads Østberg/Torstein Eriksen (Citroën C3 Rally2) +12m01.5s

10 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Volkswagen Polo GTI R5) +12m35.8s