Trotinetes passam a estar disponíveis na app de mobilidade MobiCascais

19-12-2019

Cascais vai ter mais uma opção de mobilidade: as trotinetes elétricas da CIRC. Mas em Cascais não irão existir trotinetes espalhadas por todo o lado. A recolha e estacionamento só podem ser obrigatoriamente feitos nos 40 pontos de partilha existentes em todo o concelho.

As trotinetes da CIRC passam também a ser localizadas na aplicação de mobilidade integrada do município, a MobiCascais. É a primeira vez em Portugal que um serviço de sharing está disponível numa aplicação de mobilidade de um município.

Mais uma vez Cascais continua a inovar, convertendo-se no epicentro da micro mobilidade em Portugal. Depois de uma experiência-piloto em Carcavelos, agora dá-se o alargamento a todo o concelho. Mas a novidade é, sem dúvida, a obrigatoriedade de iniciar e terminar as viagens nos pontos de estacionamento indicados pelo município. Pioneira em Portugal, esta medida servirá para testar a sua eficácia e, simultaneamente, perceber se a experiência de quem viaja é ou não impactada por esta regra.

Ao todo são mais de 40 pontos de partilha disponibilizados pelo município. A ideia é, com o contributos dos utilizadores, encontrar novas opções de estacionamento e, assim, alargar a rede de partilha dos modos suaves em Cascais (trotinetes e bicicletas).

Para incentivar o estacionamento correto, também a CIRC tem na sua app todos os pontos de partilha disponíveis em Cascais, ajudando os utilizadores a encontrar a opção mais próxima.

Já em junho Câmara de Cascais e CIRC arrancaram com um projeto-piloto em Carcavelos. O alargamento a todo o concelho estava dependente da possibilidade de localizar as trotinetes na app Mobicascais. Alcançado este objetivo, o próximo passo é avançar para o último nível de integração: além de serem localizadas, as trotinetes poderão também ser alugadas diretamente na aplicação da MobiCascais.

"No prosseguimento de uma política amiga do ambiente e de alagamento da mobilidade, Cascais vai, uma vez mais, inovar. É a primeira vez em Portugal que um serviço de sharing está disponível numa aplicação de mobilidade de um município. E para evitar a sensação caótica evidenciada noutras cidades do país com as trotinetas deixadas onde calha, introduzimos em Cascais a obrigatoriedade de iniciar e terminar as viagens nos pontos de estacionamento sinalizados pelo município.

Com esta medida vamos simultaneamente aumentar a capacidade de mobilidade de todos e contribuir para que o concelho não tenha um aspeto indisciplinado", afirma o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

"A CIRC continua afirmar o seu compromisso em promover os modos de transporte sustentáveis em Portugal. Desde o início que transmitimos a nossa enorme vontade em integrar os nossos serviços de partilha na app MobiCascais, uma app de mobilidade integrada única no País e estou certo que esta parceria com o município será uma mais-valia para quem pretende viajar no concelho", afirmou Felix Petersen, Director-geral da CIRC em Portugal

Para experimentar as CIRC, basta fazer o download da aplicação disponível na App Store e no Google Play.