Velejadora do Clube Naval de Cascais sagra-se vice-campeã da Europa da classe olímpica ILCA 6

20-03-2023

A velejadora Vasileia Karachaliou, em representação de Portugal, sagrou-se vice-campeã da Europa da classe olímpica ILCA 6, ficando apenas atrás da neerlandesa Marit Bouwmeester, já por três vezes medalhada nos Jogos Olímpicos, que terminou a prova com 32 pontos. O Campeonato da Europa da classe ILCA, decorreu em Andora, Itália, de 12 a 17 de março.

A velejadora do Clube Naval de Cascais terminou com 50 pontos, os mesmos que a húngara Maria Erdi, mas conquistou a prata por ter mais vitórias - critério de desempate.

No final da entrega de prémios a velejadora salientou, "estou muito feliz com esta vitória, foi um bom começo para Portugal e este segundo lugar na Europa significa muito para mim!". Sobre o campeonato, Vasileia refere que "foram condições realmente difíceis, pelo que foi muito bom ter feito boas regatas na qualificação porque ajudou muito no final, visto que a disputa na frota de ouro foi muito renhida."

Sobre o futuro, "o próximo grande objetivo é Haia, que é o Campeonato do Mundo e a primeira qualificação para Paris, e onde quero voltar a atingir o pódio". Entretanto, "antes disso temos outras regatas importantes como Palma e Hyeres, que também são regatas de alto nível", refere a vice-campeã europeia.

Ainda na frota ILCA 6 feminina, mas fora do grupo de ouro, Luísa Peres acabou no 32.º lugar da frota de prata, 88ª na classificação geral, tendo subido três postos.

Na classe olímpica masculina ILCA 7, onde estiveram em competição 186 velejadores, Eduardo Marques, que era 12.º à entrada para o último dia, acabou por fechar o Europeu no 23.º posto, depois de um bom início de campeonato onde chegou a estar nos primeiros lugares.

Já Santiago Sampaio, a competir na frota de ouro com Eduardo Marques, acabou no 31.º posto, enquanto na prata José Mendes fechou em 24.º e Lourenço Mateus em 30.º, respetivamente 86º e 94º da classificação geral, e no bronze Pedro Garcia terminou em 45º, 169º da geral.

Em ILCA 6 masculino, que não é olímpico, João Pontes, que ao longo do campeonato ainda disputou o pódio, foi sexto, quinto Sub-21, tendo terminado com 76 pontos, a 36 dos lugares do pódio da classe.