Vindimas em tempos de pandemia obrigam a novas regras

29-07-2020

Para ajudar a fazer face às contingências resultantes da pandemia do COVID-19, as regiões vitivinícolas uniram esforços para publicar um guia com recomendações para os produtores de vinho.

Através da ANDOVI - Associação Nacional das Denominações de Origem Vitivinícolas, todas as regiões portuguesas estão agora munidas de recomendações para ajudar os produtores a fazerem uma vindima no contexto de pandemia que está a ser vivido em todo o mundo.

Este guia inclui recomendações a ter nas deslocações de pessoas até às vinhas, no acolhimento a trabalhadores sazonais, zonas de alimentação e alojamento dos vindimadores, bem como cuidados e organização nas vinhas, na recepção de uvas na adega e nas áreas de fermentação.

Francisco Mateus, presidente da ANDOVI, avançou que "este guia é uma adaptação nacional de recomendações publicadas em França, pretendendo-se que seja um contributo para uma vindima mais segura para todos os intervenientes, protegendo a saúde individual de cada um e as melhores condições de trabalho durante a vindima que se vai iniciar".