Visitas encenadas aos monumentos de Sintra proporcionam viagens no tempo
No Palácio Nacional de Sintra, propõe-se um regresso ao reinado de D. Maria Pia de Saboia; em Queluz, revisita-se o século XVIII; e na Quintinha de Monserrate mostra-se como se vivia no campo.
Visitar os monumentos de Sintra é como entrar numa máquina do tempo, que convida a viajar até outras épocas. Para tirar partido deste efeito e potenciá-lo, a Parques de Sintra promove visitas encenadas que envolvem os visitantes e proporcionam experiências imersivas. No Palácio Nacional de Queluz, é possível recuar aos tempos áureos do século XVIII; enquanto no Palácio Nacional de Sintra a proposta é regressar à viragem do século XIX para o século XX, através de uma visita conduzida pela rainha D. Maria Pia de Saboia. Na Quintinha de Monserrate, dá-se a conhecer como era a vida de antigamente numa típica quinta da região saloia.
Com cerca de 1000 anos de história, o Palácio Nacional de Sintra atravessou toda a história de Portugal. No Palácio de Sintra com a Rainha leva os participantes até à segunda metade do século XIX e inícios do século XX, na companhia da rainha D. Maria Pia de Saboia, última monarca a habitar o Paço Real antes da Implantação da República. Entre histórias, lendas e mistérios, a Rainha mostra o "seu" Palácio, dando a conhecer a História de Portugal e de Sintra no tempo em que viveu. A próximas edições desta visita serão nos sábados de 12 e 19 de outubro, às 11h00.
Imponente e exuberante, o Palácio Nacional de Queluz testemunha o esplendor do século XVIII. A visita encenada Enigmas do Palácio é protagonizada por figuras setecentistas e convida os participantes a viajarem até essa época e às suas vivências. Em diferentes momentos, os anfitriões desafiam os seus convidados a escolher entre dois símbolos ligados à história do Palácio. Cada símbolo escolhido definirá o rumo desta viagem, ao longo da qual apontamentos de animação de época surpreenderão os participantes. Esta atividade decorre, normalmente, no último sábado do mês. Em outubro, será no dia 26, às 10h00.
A Quintinha de Monserrate foi, no passado, uma pequena exploração rural que serviu o Parque e Palácio com o mesmo nome. Pão, Coentros e Bicharada recria esse universo com recurso a personagens, típicos saloios da região de Sintra, que encenam momentos da vida no campo enquanto envolvem todos os participantes em divertidas tarefas que dão a conhecer o quotidiano de uma quinta, como amassar o pão e alimentar os animais no cercado. Antes de merendarem o saboroso pão cozido no forno a lenha com uma limonada, os participantes vão divertir-se com jogos tradicionais ao ar livre. A próxima sessão desta visita encenada é a 19 de outubro, às 15h00.
Ao longo dos últimos anos, a Parques de Sintra tem investido na qualidade da experiência de visita e na oferta de uma programação diversificada, promovendo numerosas iniciativas dedicadas à música, ao cinema, ao teatro e à arte equestre, com múltiplas propostas que tiram partido da memória histórica dos monumentos e dos ambientes diferentes que o património natural proporciona no decorrer das estações, convidando à sua fruição ao longo de todo o ano. Pretende-se que quem visita o património sob gestão da empresa encontre sempre novos motivos de interesse, ou seja, espaços vivos, em permanente atualização e reinvenção, onde existe sempre algo novo para fazer e para conhecer. Um património de todos, para todos.
Informação completa sobre a programação e aquisição de bilhetes no site da Parques de Sintra: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/