Modelo criado em laboratório permite simular a implantação embrionária humana até ao 14.º dia de desenvolvimento, o limite legal para este tipo de investigação. O avanço abre novas perspectivas para compreender as falhas de implantação e criar estratégias personalizadas para mulheres com problemas reprodutivos.
Médico Online
Saúde e bem-estar
Um em cada sete portugueses com obesidade não reconhecem ter a doença, segundo um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) que concluiu pela persistência de lacunas de conhecimento e baixos níveis de literacia.
Um movimento cívico lançou hoje uma campanha a alertar para o perigo do excesso de exposição a ecrãs (telemóveis, televisores, tabletes, etc.), criticando a falta de sensibilização por parte do Governo português e, especificamente, da Direção-Geral da Saúde.
Outubro é o mês dedicado à prevenção e sensibilização para o cancro da mama, através da iniciativa Outubro Rosa. Sendo o tipo de cancro mais frequente entre as mulheres e uma das principais causas de morte oncológica a nível mundial, este diagnóstico traz consigo não apenas desafios físicos e emocionais, mas também dúvidas sobre o futuro...
Diagnóstico precoce faz a diferença Cinco doenças que interferem com a fertilidade feminina
A maternidade faz parte dos planos da maioria das mulheres e de muitos casais. No entanto, o caminho até à concretização desse desejo pode ser demorado, incerto ou emocionalmente mais exigente do que se previa. Em alguns casos, mesmo após vários meses de tentativas, a gravidez não acontece, e nem sempre é possível encontrar uma explicação clara...
A partir de hoje, já pode realizar o Rastreio do Cancro de Mama de forma gratuita em Cascais. O município volta a receber a Unidade Móvel de Rastreio através de uma parceria entre a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS), o Serviço Nacional de Saúde e a Câmara Municipal de Cascais, que irá passar pelas...
A prática semanal de 150 minutos de exercício físico moderado reflete-se num risco mais baixo de desenvolver cancro em adulto, indicou hoje um investigador da Fundação Champalimaud, instituição que criou há dois anos um laboratório dedicado a esta área.
As raparigas bebem, fumam e tomam mais sedativos e analgésicos do que os rapazes, que lideram no uso de substâncias ilícitas, revela um estudo que aponta "uma clara tendência" de descida no consumo do álcool, tabaco e droga.
Utilizar um ecrã durante uma hora na cama depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, reduzindo o tempo de sono em 24 minutos, segundo um estudo.
O tratamento da obesidade, um dos maiores desafios de saúde global, exige cada vez mais uma abordagem personalizada e deve ter em conta uma equação que associe fatores genéticos, ambientais e microbiota intestinal, defende Conceição Calhau, Professora Catedrática da NOVA Medical School e investigadora do CINTESIS.










