Mercedes-Benz EQA 250: Chegar mais longe e sem stress

15-09-2021

Levámos o elétrico mais pequeno da Mercedes de Sintra ao Algarve com um único carregamento, a velocidade normal e sem stress. Para o regresso, sempre em autoestrada, bastaram 30 minutos de carga rápida. A mobilidade elétrica está a conquistar cada vez mais adeptos e a evolução tecnológica é uma das principais razões. 

O novo Mercedes-Benz EQA 250 foi protagonista da 1.ª Volta a Portugal em Veículos Elétricos, cumprindo com distinção os 2750 km do percurso, sem grandes problemas de autonomia para enfrentar as etapas mais longas e desprovidas de postos de carregamento para este tipo de automóveis. O nosso objetivo não foi tão ambicioso, mas pretendeu repetir em termos comparativos um ensaio realizado há precisamente um ano com outro modelo 100% elétrico.

Nessa altura, propusemos levar um Nissan Leaf de Lisboa a Tavira com um único carregamento e voltar pela mesma bitola (pode ler aqui).

Passado um ano, não estando em causa qualquer comparativo entre dois modelos de gama e segmentos diferentes, o que fica vincado é a notória evolução tecnológica, o aumento da capacidade das baterias e a maior autonomia dos veículos que sucessivamente têm sido apresentados pela maioria dos construtores.

O Mercedes-Benz EQA 250 foi o parceiro ideal para esta viagem de longa duração, cumprindo uma etapa de 335 quilómetros, entre o centro da Vila de Sintra e Cabanas de Tavira, no Algarve, com um único carregamento da bateria. E se no ensaio anterior, com o Leaf fomos obrigados a maiores cuidados com a gestão da autonomia, fazendo vários quilómetros abaixo dos limites máximos de velocidade, desta vez não houve sequer essa preocupação. 

O facto de optarmos pela Estrada Nacional (IC1), entre Marateca e Albufeira, onde voltámos a utilizar a autoestrada, garantiu uma chegada ao Algarve sem sobressaltos. Com cerca de 40% de bateria para enfrentar todo o percurso de Albufeira a Tavira através da Via do Infante a uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, podemos garantir que foi a viagem mais tranquila que alguma vez fizemos a bordo de um automóvel 100% elétrico, dada a autonomia anunciada de 426 km deste EQA, valor que não se afastou muito da realidade obtida e sempre sem empatar quem vinha atrás.

Com mais confiança na autonomia e nas capacidades do EQA, o regresso foi feito sempre em autoestrada e a velocidade de cruzeiro de 120 km/h. O carregamento rápido de apenas 30 minutos feito na área de serviço de Almodôvar garantiu tranquilidade absoluta para chegar a tempo e horas novamente ao centro da Vila Património Mundial de Sintra, ainda com carga suficiente para mais alguns quilómetros.  

Capacidade de Regeneração

Equipado com bateria de 66,5kWh, o elétrico mais pequeno da marca alemã tem na autonomia um poderoso argumento, aliado aos 190 cv e 375 Nm de binário do propulsor elétrico. 

Tal como noutros modelos de motorização convencional, a opção pelos modos de condução Eco, Confort, Sport ou Individual, têm grande influência no desempenho em termos de potência e consumos. Sendo que outro factor importante passa pela utilização das patilhas no volante para escolher vários níveis de retenção e regeneração de energia: desde o modo auto, que garante um bom nível de regeneração de acordo com o tráfego e com o próprio percurso, ao modo de retenção mais elevada, que permite utilizar apenas o pedal do acelerador para avançar e travar.

Apesar de ainda não utilizar uma plataforma especificamente desenhada para um modelo 100% elétrico, o EQA recorre à estrutura do GLA e daí não parece vir grande mal ao mundo, a não ser a redução de 100 litros na capacidade da bagageira (340 l), apesar do aumento de 5 cm no comprimento do carro. 

No interior também não se notam grandes diferenças quando comparamos o EQA com um GLAe (PHEV), mas o sistema MBUX é ainda mais avançado e apresenta-se em dois ecrãs de 10,25''. Dispõe de novas funcionalidades específicas para veículos 100% elétricos, como a escolha dos percursos em função do consumo e dos postos de carregamento disponíveis.

Apelando às características de amizade ambiental tão em voga nos novos modelos lançados no mercado, o EQA também recorre a alguns tecidos e revestimentos interiores produzidos com recurso a plásticos reciclados.

Conforto e suavidade

A posição dos bancos é elevada e vertical, como é habitual num modelo SUV, e desta forma permite não só um maior conforto durante a entrada e a saída do modelo como também uma boa visibilidade geral para o exterior do veículo. A utilidade prática mereceu atenção durante o desenvolvimento do veículo, pelo que o encosto do banco traseiro pode ser rebatido na proporção de 40:20:40.

Como não poderia deixar de ser, o conforto a bordo é de nível premium, com a marca a apostar tudo (e a conseguir) no isolamento de som e na redução de vibrações provenientes do rolamento. Aqui, o trabalho das suspensões, cujo sistema é também idêntico ao do GLA, merece elogios, até porque este "menino" pesa mais 300 kg face à versão PHEV.

O EQA está equipado com a grelha do radiador "painel preto" com estrela central, uma referência da marca Mercedes-EQ. Outro elemento de design distintivo dos modelos elétricos da Mercedes-EQ é a contínua faixa de luz nas secções dianteira e traseira. Uma faixa horizontal de fibra ótica liga as luzes diurnas dos faróis full-LED, assegurando um elevado nível de perceção quer durante o dia, quer durante a noite.

De série estão incluídos o assistente ativo de faixa de rodagem e o assistente ativo de travagem. Em várias situações, a finalidade deste último consiste em prevenir uma colisão através da travagem autónoma, ou em atenuar as consequências de uma colisão. 

O sistema também poderá travar perante veículos parados ou pedestres a atravessar a estrada, a uma velocidade normal de condução em cidade. As funções aperfeiçoadas do Pack de Assistência à Condução incluem, por exemplo, a função de manobra de desvio, a função de corredor de emergência, a função de aviso de saída que alerta o condutor sobre ciclistas ou veículos em aproximação e ainda um aviso quando são detetados pedestres na proximidade de passadeiras. 

Em suma: uma excelente opção elétrica, que já permite realizar grandes viagens, desde que planeadas de acordo com a localização de postos de carregamento. Conforto, espaço e equipamento de nível premium

Por isso, o preço base de 53.750€ está ao nível da qualidade do produto.

Paulo Parracho